Página inicial
Testemunho
Galeria de pregações
Livro de visitas
Sites que indicamos
Galeria de fotos
Galeria de vídeos
Galeria de downloads
Colunistas deste site
Agenda
Cantores indicados
Devocionais
Esboços
Estudos e comentários
Eventos confirmados
Fotos para cartazes
Frases
Ilustrações
Messenger on line
Notícias
Novos Videos
Oração
Pregações em MP3

Loja Virtual
DVDs
Cds


O Rio que corre em nossa vida
Tipo: Esboços / Autor: Pr. Luis Dicara




VISÃO DO PROFETA, SOBRE O RIO QUE CORRE EM NOSSA VIDA
( Jo 7.37-39 / Ez 47: 1-6)

“ O CRENTE DEVE AVANÇAR NA SUA VIDA ESPIRITUAL, PARA ALCANÇAR AQUILO QUE DEUS LHE PREPAROU PELA OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO “
Sabemos que o Espírito Santo é um Rio de Água Viva e esse Rio quer jorrar , fluir cada vez mais.

EZEQUIEL – Um Sacerdote que Deus chamou para ser Profeta . Em 597ac quando o Rei Nabucodonosor , levou Joaquim rei de Judá preso para a Babilônia , levou também mais de 10.000 outros presos , principalmente os nobres e entre eles estava também o Sacerdote Ezequiel. Chegando a Babilônia ele morou c/ sua esposa junto ao rio Quebar ( por isso se intitula Ezequiel o Profeta do Ribeiro ) onde tinha uma casa e depois sua esposa veio a falecer. Depois de 5 anos no cativeiro , Ezequiel recebe expressamente a palavra de Deus ,. E Ezequiel numa visão vê a Glória de Deus ( Ez.1.4-28 ) Foi então que ele através de uma forte operação do Espírito Santo recebeu a chamada de Deus para ir aos filhos de Israel e falar a palavra do Senhor ( Ez. 3.4-14 ) Ezequiel obedeceu e se tornou um poderoso instrumento nas mãos de Deus – quando o crente obedece ele é um instrumento poderoso do Senhor na Terra.Ezequiel falou sobre as abominações que o povo de Deus tolerava , Deus mostrou a Ezequiel que estava se retirando a Glória de Deus do meio deles .* Mas ele com a sua ação ministerial conseguiu que o povo voltasse para a palavra de Deus e impediu que o povo se misturasse com os outros povos de Babilônia . Ezequiel viu e profetizou sobre grandes acontecimentos que poderíamos expressar nesta mensagem.
O profeta agora tem a visão do Rio sair do templo e viu a si mesmo entrando no Rio ( vamos hoje entrar nos mistérios do Rio de Deus )

1. AS ÁGUAS QUE VINHAM DA BANDA SUL DO ALTAR – Ez. 47.1-2
Ezequiel – Viu na sua visão saírem umas águas as quais iam crescendo, até se tornarem um ribeiro , que depois se dividiu em outros dois ribeiros.

a. As águas vinham do altar . Mostra como foi maravilhosa a operação do Espírito Santo no dia de Pentecostes , vindo do altar do céu como um presente para os crentes e deixado para nós.

b. Ez.47.5 – O profeta viu primeiro umas águas as quais depois se tornaram ribeiro – Fala da operação do Espírito Santo na vida de uma pessoa que , muitas vezes começa tão pequena , mas pouco a pouco vai se desenvolvendo :crescendo na fé / crescendo na graça , no conhecimento ,ninguém pode pode desprezar o dia das coisas pequenas Zc 4.10

c. Ezequiel viu um homem com cordel de medir ( Ez.47.3 ) Era brilhante e apareceu junto ao Rio , e Ezequiel entendeu que ele desejava conduzi-lo para experiências mais profundas , em relação ao Rio que ele viu sair do altar.

1.AS ÁGUAS QUE DAVAM PELOS ARTELHOS – Ez 47.3 o homem com cordel de medir , mediu agora para o profeta mil côvados ( 480 mts ) e o profeta na sua visão , viu a si próprio entrar no rio , cujas águas haviam aumentado de modo que davam até aos artelhos , cobriam os seus pés “O rio é o Espírito Santo e o profeta andava com seus pés no rio – Deus nos fala para andarmos no Espírito , sob a direção do Espírito , nosso andar expressa aquilo que somos , não podemos colocar nossos pés (o nosso)andar em obras mortas , lodo do pecado , lama mas banharmos nossos pés na direção de Deus – andando dignamente diante do Senhor agradando-lhe em tudo Cl 1.10Neste dia de hoje quantos estão se sujando
Ap.22.11- Quem é injusto , faça injustiça , quem está sujo , suje-se ainda , quem é justo faça justiça ainda ,e quem é santo santifique-se ainda – imite Noé que andava com Deus , Enoque que andou com Deus , e já não o era e Deus o tomou para si deixa Deus tomar você pra ele – Quantos querem viver para Deus ? santifica Deus mais e mais a minha vida.

2. AS ÁGUAS QUE DAVAM PELOS JOELHOS – Ez 47.4 – Observando as orientações do homem com o cordel de medir o profeta prosseguiu e entrou ainda mais mil côvados no rio e as águas estavam no joelhos “Joelho simboliza oração”O livro de Atos nos mostra que depois do pentecostes , os apóstolos alcançaram grandes milagres , perseveraram , caia grande poder quando oravam O Espírito Santo nos proporciona poder para orarmos e hoje você vai obter respostas da parte de Deus.

a. Poder na oração p/ vencer os impedimentos


b. Poder na oração p/ resistir ao diabo


c. Poder na oração p/ aumentar nossa fé


d. Poder na oração p/ os céus se abrirem


e. Poder na oração p/ receber unção


f. Poder p/ perseverar até que venha a resposta e a ajuda de Deus .

3. AS ÁGUAS DAVAM NOS LOMBOS - Ez 47.4: A palavra lombos faz nos lembrar de Jesus dizendo “estejam cingidos os vossos lombos O cingir dos lombos era coisa muito comum na Palestina pois o povo se vestia de um manto e túnicas compridas e dificultavam certos tipos de trabalhos e movimentos . Por isso eles se cingiam prendiam sua túnica a cintura por um cinto“até os lombos “ as águas – O Espírito Santo quer dar ajuda a todos para se cingirem e estarem preparados p/ fazer aquilo que Deus quer que faça


O crente deve-se estar cingido para :

a .Devemos estar cingidos p/ enfrentar a luta contra o mal ( Ef. 6.10,14 ) devemos cingir os lombos do nosso entendimento para ficar na graça que é oferecida.


b. Cingidos para o trabalho – alguns não querem Ter o trabalho de se cingir, por isso sempre se sentem impedidos de crescer na graça e trabalhar.


c. Cingidos para a partida (Lc 12.35) Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas lâmpadas – fala do servo vigilante –Jesus está logo para vir aqueles que estiverem cingidos na hora em que a trombeta de Deus der o sinal de partida , serão feliz “quantos querem entrar mais no rio do Espírito para que as águas cheguem até aos lombos , para assim estarmos cingidos e preparados.

4. ÁGUAS QUE SE DEVIAM PASSAR A NADO ( Ez 47.5 )- as águas aumentavam mais e mais na visão o profeta se viu obedecendo a orientação do homem com o cordel de medir avançando ainda mil côvados no rio e derrepente seu pés não sentiam mais o solo e então começou a movimentar para nadar . Isso nos mostra que cada crente deve prosseguir deixando o Espírito Santo guia lo por que lá na frente há maiores bênçãos . Maiores coisas do que estas verás disse Jesus .No início o profeta dependia de seus pés – agora ele dependia mais do rio – Quantos querem nesta noite depender mais e mais de Deus e navegar nesse rio . Paulo escrevendo aos Romanos Cap. 8. 26 “Da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas .Não sabemos o que havemos de pedir como convém , mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Deus quer deixar você nadar no manancial de vida no rio do Espírito , onde ele quer fluir a cada dia mais com abundância de graça , poder e unção nestes dias , Nade, Nade , Nade entre no rio o homem brilhante de branco está te convidado para você entrar nos mistérios do Rio do Espírito .

Jr 17:8 - Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.


Aguardamos seu comentário sobre este artigo
Seu nome:..
Seu email:..
Comente o artigo:..
..Quem escreveu o artigo acima?
Pr. Luis Dicara
Conferencista e pregador, Formado em Missiologia, Teólogo, escritor, articulista, Representante do CNPB ( Conselho Nacional dos Pastores do Brasil ),Membro do Conselho e da Academia Cultural de Missões Cristocêntrica, Ministro de Evangelho ordenado pela Convenção Nacional das Assembléias de Deus ( CONAMAD ), atualmente é pastor e congrega na Igreja Sede da Assembléia de Deus em Campinas - São Paulo, Foi Preletor em vários congressos, conferências e seminários no Brasil e exterior, Professor de Homilética, Ética Cristã e Escatologia.